Os vereadores Gabriel Belarmino, Véio Modesto e Claudinei Baixinho do Posto receberam, em reunião na sexta-feira (17), Reinaldo Monteiro e Ramon Soares, respectivamente, presidente e vice do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas em Segurança Pública.
O objetivo foi ouvir explicações e coletar informações acerca da criação e do funcionamento de uma guarda civil patrimonial. Esse tipo de corporação, mantida por diversos municípios, tem como objetivo oferecer mais condições de segurança à população.
O órgão dirigido por eles – ambos são guardas municipais com formação em Direito – atua em diversas frentes, oferecendo serviços de assessoria, consultoria, formação, treinamento e capacitação para instituições públicas e privadas em todo o país.
Os vereadores ouviram atentamente as explanações e tiraram dúvidas sobre o tema, que é uma antiga reivindicação da população. De acordo com eles, essa primeira conversa foi importante porque ofereceu caminhos para que o município consiga recursos para essa finalidade.
A criação desse tipo de serviço, por ter impacto financeiro, deve partir do Poder Executivo. Em razão disso, o assunto será levado ao prefeito, Dr. Fulvio Zuppani, para que seja estudado e inserido nos planos orçamentários.
Uma guarda municipal pode atuar nas áreas de segurança de prédios públicos, vigilância das áreas urbana e rural, além de algumas competências no setor de trânsito.
Em Monte Alto
O trio de vereadores de Taquaritinga aproveitou o feriado de segunda-feira (20) para ir até Monte Alto, onde foram recebidos pela prefeita, Maria Helena Rettondini. Eles puderam conhecer a dinâmica da Guarda Civil e da Guarda Patrimonial Municipal, mantidas pelo município vizinho.
Não é novidade para ninguém que a Prefeitura de Taquaritinga enfrenta dificuldades financeiras. Porém, como destacou Gabriel Belarmino, nada impede que um assunto importante comece a ser discutido no âmbito do Legislativo, uma vez que aumentar a segurança pública também é dever dos gestores municipais.