Taquaritinga deverá ter sua Semana de Prevenção e Combate ao AVC
Alertar e esclarecer a população sobre os riscos do Acidente Vascular Cerebral (AVC) são os maiores objetivos da proposta do vereador Eder Mineiro, que foi aprovada na Sessão Ordinária de ontem, 16 de novembro. O texto, que após ser sancionado será transformado em lei, cria a Semana e o Dia Municipal de Prevenção e Combate ao AVC em Taquaritinga. Segundo o autor da ideia, as atividades deverão ser realizadas por volta de 29 de outubro, data comemorativa do Dia Mundial de Combate ao AVC.
O 29 de outubro passará a ser também o Dia Municipal de Prevenção e Combate ao AVC e será incluído no Calendário Oficial de Eventos. A programação será desenvolvida pelos órgãos de atenção à saúde, esporte e de assistência social, com o apoio de voluntários, entidades não-governamentais, sociedade civil organizada, instituições de ensino superior e instituições técnicas em saúde.
O projeto sugere, como parte das atividades: distribuição de informativos, aplicação de questionário para obtenção de uma amostra da saúde da população, medição de fatores de riscos relacionados a problemas vasculares e palestra com médico especialista em neurologia. “Para finalizar a semana, será realizada uma caminhada e ou corrida pelas ruas centrais da cidade como forma de incentivar a prática de exercícios físicos”, destaca Eder Mineiro, que lembrou que a doença foi a causa de morte de sua mãe.
Durante a discussão do projeto, foi lembrado que o vereador Luís Carlos da Vila é uma das vítimas recentes de AVC. Na oportunidade, Dr. Denis Machado, que é fisioterapeuta, aproveitou para dizer que o colega se recupera bem. Em razão do problema, Luís Carlos se licenciou por dois meses de suas funções na Câmara.
De acordo com o Ministério da Saúde, existem dois tipos de AVC, que ocorrem por motivos diferentes: o hemorrágico e o isquêmico. Os principais sinais de alerta para qualquer tipo de AVC são: fraqueza ou formigamento na face, no braço ou na perna, especialmente em um lado do corpo; confusão mental; alteração da fala ou compreensão; alteração na visão (em um ou ambos os olhos); alteração do equilíbrio, coordenação, tontura ou alteração no andar; dor de cabeça súbita, intensa, sem causa aparente.
Imprensa CMT
17.nov.2021
Informação pública e qualidade é prestação de serviço à sociedade