Depois da promulgação de um decreto presidencial no final de 2023, o dia 20 de novembro será, pela primeira vez na história, um feriado nacional. É neste dia – que em 2024 será nesta quarta-feira, que se celebra o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra.
A data, instituída pela Lei n.º 12.519 de 10 de novembro de 2011 e que já era feriado em alguns estados do Brasil, é uma homenagem à memória de Zumbi dos Palmares, um dos maiores líderes da resistência negra contra a escravidão no Brasil e símbolo da luta pela liberdade. Além disso, este é um dia para refletirmos sobre a importância do combate ao racismo e promoção da igualdade racial.
OUTRAS DATAS COMEMORATIVAS NA SEMANA
Para além do Dia da Consciência Negra, a semana tem outras celebrações importantes. No dia 19, foram comemorados o Dia da Bandeira (que celebra a instituição da bandeira nacional republicana em 1889, após a Proclamação da República) e o Dia Nacional do Cordelista. A data é uma homenagem ao nascimento de um dos maiores poetas da literatura de cordel: Leandro Gomes de Barros.
No dia 21 é comemorado o Dia Mundial da Televisão. A celebração foi criada pela ONU (Organização das Nações Unidas) e visa valorizar a capacidade do veículo como meio de comunicação de impacto na sociedade. O dia seguinte, 22 de novembro, é o Dia Internacional do Músico.
FIGURAS MARCANTES
A semana também tem datas que ajudam a preservar a memória de figuras marcantes. No dia 18 de novembro, completaram-se 110 anos do nascimento do pintor, gravurista e professor gaúcho Iberê Camargo.
No mesmo dia, a morte de outro artista marcante completa 210 anos. Foi em 18 de novembro de 1814 que faleceu o escultor e arquiteto Antônio Francisco Lisboa, conhecido como Aleijadinho.
Para fechar a semana, temos, no dia 21 de novembro, os 330 anos do nascimento do escritor francês François-Marie Arouet, mais conhecido como Voltaire. Fonte: Edgard Matsuki - Repórter da Agência Brasil.
EM TAQUARITINGA
Na segunda-feira (18), completaram-se os 76 anos de fundação do Colégio Nossa Senhora da Consolação. Atualmente, o prédio do antigo “Colégio das Madres” abriga o Colégio Objetivo.
Na quarta-feira (20), é aniversário do jornal O Defensor, que começou a circular em 1983, tendo como primeiro jornalista responsável José Paulo Delgado Junior – mais tarde, prefeito da cidade por dois mandatos consecutivos. Atualmente, o veículo é comandado pelo jornalista Gabriel Bagliotti.
No dia 23, a Associação Comercial e Industrial de Taquaritinga faz 51 anos. O atual presidente é o empresário Leandro Augusto Bossini.
No dia 24, uma efeméride ligada à história da cidade. Nessa data, em 1892, era lavrado o primeiro registro de nascimento de Ribeirãozinho, antigo nome da cidade. Era a certidão da menina Mariana Pimenta da Silva, filha de Francisco Alves da Silva e Luiza Maria Pimenta.
No dia seguinte, o cartório assentou o primeiro registro de casamento em Ribeirãozinho. Contraíram núpcias Vicente Gomes Teixeira da Cunha, fluminense de 40 anos, e a piracicabana Sebastiana do Espírito Santo e Silva, de apenas 15 anos.