Os 80 anos da missão brasileira na 2.ª Guerra

por Nilton Cesar Morselli publicado 02/07/2024 10h27, última modificação 02/07/2024 10h27

Esta terça-feira (2) marca os 80 aos do início da missão brasileira na 2.ª Guerra Mundial. Os primeiros soldados e oficiais foram enviados à Itália para combater o nazifascismo.

Taquaritinga estava inserida nesse contexto, por meios de alguns de seus cidadãos. Os pracinhas da FEB (Força Expedicionária Brasileira), como eram chamados, foram responsáveis por grandes feitos.

Como registra o livro "Taquaritinga - História e Memória", editado em 2016 pela Câmara Municipal, em 1945 foram homenageados vários convocados de nossa cidade, alguns incorporados à FEB e outros soldados vigilantes das costas brasileiras.

Foram eles: capitão Joel Miranda, tenente Clóvis Garcia, tenente Jorge dos Santos Contini, sargento Humberto Mirabelli, sargento Oristano Rossi, sargento Mário Vicente, sargento Walter Prado e guarda-marinha José Geraldo Janot de Matos.

Conforme o autor do livro, o historiador Milve Antônio Peria, no final do ano, já começavam a retornar os pracinhas que haviam servido à FEB, nos campos da Itália.

O primeiro a voltar foi o tenente Clóvis Garcia, a 16 de agosto de 1945. Logo em seguida, no dia 7 de setembro, retornava o capitão-aviador Joel Miranda e, em 21 de outubro, chegava o sargento Oristano Rossi.

A professora Terezinha Guzzo, em artigo publicado no jornal "Cidade de Taquaritinga" (2014), contou ter conhecido na infância o tenente Jorge Contini. Nesse período, o oficial trocara correspondência com seu Nélio, tio de Terezinha, pedindo para que cuidasse de sua mãe e de sua irmã.

Com o fim da guerra, Contini regressou ao Brasil, preferindo chegar de surpresa em casa, durante a madrugada, para evitar homenagens "por ser uma pessoa muito reservada". Está sepultado em Araraquara.

Monumento – Nos anos 1970, foi inaugurado um Memorial aos Heróis Taquaritinguenses na 2.ª Guerra Mundial. A estátua do pracinha é da lavra do escultor Ricardo de Lucca (à esquerda na foto). A obra, que ficava na Praça Dr. José Furiati, foi destruída por vândalos em dezembro de 2013. O sargento Oristano Rossi (à direita na foto) participou da inauguração.

A Segunda Grande Guerra durou de 1.º de setembro de 1939 a 2 de setembro de 1945.