Cidade volta a ter ponto de coleta de pneus

por Nilton Cesar Morselli publicado 20/06/2024 13h55, última modificação 20/06/2024 13h55

A pedido dos vereadores Pedrinho da Costa e Dr. Denis Machado, presidente da Câmara, Taquaritinga voltará a ter um ecoponto para o descarte de pneus. É um barracão no interior da Cidade Administrativa, sede da Prefeitura, com face para a Praça Dr. Edwil Roncada.

A solicitação foi feita ao prefeito Bombeiro Luciano Azevedo, que autorizou a utilização do imóvel. De acordo com o secretário de Serviços Municipais, Cido Bolivar, o local era utilizado como uma espécie de depósito da Comutran (Comissão Municipal de Trânsito), órgão que foi realocado para um barracão nas proximidades.

Um local adequado para depositar pneus é uma reivindicação dos donos de borracharia e uma necessidade ante à luta que se trava contra a proliferação do mosquito transmissor da dengue. Porém, ressalta o diretor do Demcove (Departamento Municipal de Controle de Vetores), Fabrício Araújo, a utilização terá regras, de modo que o descarte seja feito do modo correto.

Fabrício disse que destacou agentes de fiscalização para visitar os estabelecimentos e combinar datas e horários para a entrega dos pneus. Dessa maneira, o empilhamento do material permitirá o uso do espaço por mais tempo. A empresa que busca a borracha para reciclagem só faz a retirada quando há uma determinada quantidade, em razão do custo do transporte. Essas datas serão divulgadas em breve.

Pedrinho da Costa acredita que, a partir de agora, o problema será resolvido. "As borracharias já estão sem espaço para guardar os pneus, já que não podem deixar na chuva, acumulando água", disse. Denis Machado lembra que os pneus inservíveis constituem um problema ambiental comum a todas as cidades, em virtude de a destinação final não estar necessariamente perto.

Um pneu velho, ao ser reciclado, pode resultar em três tipos de insumos: pó para ser misturado a massa asfáltica, arames para a siderurgia e pedaços para uso em artesanato e até mesmo na indústria moveleira.